Periodontia

A Periodontia é a área na Odontologia relacionada a gengiva e o tecido ósseo. Doenças periodontais podem causar sérios danos à saúde bucal. Perda de dentes é um deles. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar gengivite e/ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo e os ligamentos.

Esses problemas são tão graves que não se limitam à boca, mas têm relação direta com outras enfermidades. A inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se tornar uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes, por exemplo.

Benefícios da Periodontia

  • Cuida da saúde gengival e óssea da boca;
  • Habilita o paciente com os cuidados caseiros;
  • Restaura a saúde.

O tratamento começa com a remoção cuidadosa das placas bacterianas, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada. O segundo passo é treinar o cliente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a região: a partir do uso correto de fio dental e da escova, até indicação de acessórios mais adequados ao seu perfil.

Para completar esse “resgate” da saúde das gengivas e de seus sistemas, se inicia o programa de manutenção preventiva, com consultas periódicas em intervalos de dois a seis meses de acordo com cada caso.

Esta especialidade é também a responsável pela plástica gengival. Por meio de micro cirurgia, técnica minimamente invasiva, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou feito enxerto nos casos de raízes expostas.

Foto do Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira é Cirurgião Dentista formado na Universidade Federal de Goiás, Especialista em Dentística, possui capacitação em Periodontia, membro do Grupo Qualidade em Saúde, participa efetivamente de cursos e congressos na área e possui diversos cursos voltados principalmente para estética.

Pré-agendar uma avaliação no consultório
+

Perguntas Frequentes

1) O que é a Raspagem gengival?

O procedimento de raspagem, como o nome já sugere, pode ser definido como sendo o procedimento no qual o dentista raspa a superfície do dente, principalmente perto da gengiva, removendo qualquer substância que possa causar problema ou comprometer a saúde bucal, como o tártaro.

2) Como pode ser feita essa Raspagem?

Com instrumentos chamados de curetas que parecem com colheres bem afiadas ou amoladas, que o dentista passa no dente. Essas curetas podem ser de várias formas e tamanhos para poder se ajustar ao contorno dos mais variados dentes.

3) Precisa de anestesia para fazer a Raspagem?

Geralmente não necessita de anestesia. Porém, em casos de inflamação gengival maior pode-se tornar mais desconfortável, ocorrendo nesse casos utilizar a anestesia.

4) De quanto em quanto tempo devo realizar Raspagem?

Varia de caso para caso com intervalo máximo de 6 meses.

+

Agende uma Avaliação

+