Clareamento Dental

A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Um sorriso bonito e contagiante aumenta a auto-estima, faz bem à saúde e segundo pesquisas, até rejuvenesce.

Os tratamentos clareadores melhoram a aparência e o aspecto dos dentes, intensificam a imagem da saúde bucal e proporcionam mais segurança ao sorrir e falar.

Vários fatores podem causar uma má coloração nos dentes, desde o uso de medicamentos, fatores hereditários, doenças na infância até hábitos relacionados à alimentação com corantes como o café, vinho tinto, refrigerantes cigarro etc.

O Clareamento Dental é alternativa ideal para pacientes que estão insatisfeitos com a cor de seus dentes e buscam um sorriso contagiante, pois é o procedimento odontológico capaz de proporcionar harmonia, beleza e saúde ao sorrir podendo ser realizado em todos os dentes, ou em alguns casos, em dentes específicos.

Benefícios do Clareamento Dental

  • Melhora a aparência e aspecto estético;
  • Resultado eficiente;
  • Melhora a aparência instantaneamente.

Inicialmente o profissional realiza uma avaliação ressaltando aspectos relacionados à sensibilidade do paciente. Em certos casos, o Dr Danillo Ferreira executa um tratamento com o objetivo de minimizar a sensibilidade para que o Clareamento no Consultório possa ser realizado com o mínimo de sensibilidade possível.

Técnicas Para Clareamento Dental

Ao longo do tratamento, o paciente retorna ao consultório para controlar o grau do clareamento. Durante todo o procedimento o paciente é avaliado e fotografado até que o tom ideal seja definido por meio da análise da cor da pele e das características da face. As técnicas utilizadas pelo Dr Danillo Ferreira são: Clareamento no Consultório, Clareamento de Auto Aplicação (caseiro) e o Clareamento Associado.

Clareamento no Consultório

A técnica executada no consultório, garante ao paciente uma efetividade maior, pois utiliza produtos com concentrações superiores ao utilizado para realizar o Clareamento de Auto Aplicação, possibilitando resultados mais rápidos e expressivos a cada sessão, além do paciente contar com a presença do cirurgião dentista cuidando de sua saúde oral e garantindo eficiência nos resultados.

O Clareamento de Consultório, erroneamente chamado de Clareamento a Laser, é a aplicação da técnica sob a supervisão constante do Cirurgião Dentista. Nela o paciente vai ao consultório onde é aplicado o produto sem que haja contato deste com os lábios, a língua e a gengiva. Nesta técnica, a concentração do gel clareador é maior do que no procedimento feito de auto-aplicação.

Clareamento de Auto Aplicação

O Clareamento Dental de Auto Aplicação é realizado através de aplicação do Gel Clareador em moldeira criada especificamente e individualmente para cada paciente. As aplicações do gel clareador são diárias por 90 a 120 minutos com duração média de até quatro semanas.

Clareamento Dental Associado (Consultório + Auto Aplicação)

A associação pode ser vantajosa para o paciente pois, são aliados a longevidade do Clareamento Caseiro com o resultado instantâneo do Clareamento no Consultório. Desta maneira o paciente consegue notar a diferença desde a primeira sessão de consultório, mantendo os dentes clareados por mais tempo devido às aplicações caseiras. 

Cuidados ou Observações

Alguns cuidados devem ser tomados em relação ao uso de Clareamento Dental em pacientes que possuem doenças periodontais, câncer, grávidas, lactantes, alérgicos à formulação do produto etc.

Foto do Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira é Cirurgião Dentista formado na Universidade Federal de Goiás, Especialista em Dentística, possui capacitação em Clareamento Dental, membro do Grupo Qualidade em Saúde, participa efetivamente de cursos e congressos na área e possui diversos cursos voltados principalmente para estética.

Pré-agendar uma avaliação no consultório
+

Perguntas Frequentes

1) Qualquer paciente pode fazer clareamento dental?

A princípio qualquer indivíduo pode submeter-se ao clareamento dental. Entretanto para a obtenção de resultados seguros e satisfatórios deve ser feita uma avaliação profissional criteriosa, para uma indicação adequada desse tratamento.

2) Como é feito o Clareamento dos dentes?

O clareamento é feito por substâncias que liberam radicais livres (géis e/ou pastas oxidantes) e que, através de reações químicas, promovem ação clareadora. Essas substâncias podem ser de uso profissional (aplicadas no consultório), caseiro (realizado pelo paciente em casa) ou pode ainda ser usada uma associação entre essas 02 técnicas.

3) Qual a diferença entre o clareamento de dentes com canal tratado e dentes sem tratamento de canal?

Os dentes com canal tratado são clareados da mesma maneira dos dentes vitais. Porém após o clareamento poderá ser realizado algum tipo de intervenção estética, (lente de contato de porcelana) no dente para que ele chegue na cor dos dentes adjacentes.

4) Qual o mecanismo de clareamento dental?

Em geral, um tipo de molécula presente no gel clareador penetra nos dentes e libera substâncias que promovem a “quebra” das moléculas causadoras das manchas. Por outro lado, essa molécula é volátil (evapora com facilidade) e “sai do dente” junto com o pigmento corante, removendo assim as manchas dos dentes.

5) O clareamento só pode ser realizado por um dentista?

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional. Seja em casa ou no consultório, sempre deve haver monitoramento por parte de um profissional especialista, pois existem situações clínicas que podem dificultar ou mesmo impossibilitar o tratamento (por exemplo: sensibilidade dentária, cáries não diagnosticadas, grau de clareamento desejado e obtido). Apenas um profissional qualificado poderá solucionar adequadamente esses problemas, bem como fazer alguma modificação durante o tratamento (por exemplo: mudança na concentração do gel utilizado, na quantidade de horas de uso do gel em casa). Além disso, as moldeiras usadas no clareamento caseiro devem ser individualizadas, uma vez que cada paciente tem um tipo de dentição, um formato de arcada, um tamanho de boca diferente. Outro fator importante: só o dentista pode avaliar se o paciente deve ter alta ou não e fazer as manutenções necessárias.

6) Esses produtos clareadores são seguros para a saúde?

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Odontologia e na Medicina, se usados corretamente, conforme orientações profissionais, os agentes clareadores não causam prejuízo à saúde

+

Agende uma Avaliação

+