Comunicação Dr. Danillo Ferreira

Por Comunicação Dr. Danillo Ferreira


A importância dos pais para a saúde bucal dos filhos

Os cuidados com o corpo e com a saúde bucal nascem na infância.


A importância dos pais para a saúde bucal dos filhos

Os cuidados com o corpo e com a saúde bucal nascem na infância. É quando somos crianças que adquirimos os hábitos de higiene que vão seguir conosco para o resto da vida adulta. Tendo isso em vista, os pais são os grandes responsáveis por ajudar os filhos a desenvolver uma rotina de cuidados bucais.

É importante criar um ritual familiar na hora de escovar os dentes, tirando o peso de uma atividade obrigatória, que só deve ser feita por ordem dos pais. Quando a criança se diverte, é muito mais fácil de criar um hábito saudável.

Todos sabemos que, em muitos momentos, pode não ser uma tarefa muito fácil fazer as crianças escovarem os dentes, mas é um esforço necessário, para que elas cresçam responsáveis e cientes da importância de cuidar da saúde bucal.

Podemos citar algumas dicas para tornar a hora da higiene bucal mais divertida e lúdica para as crianças:

  • Use escovas de desenhos animados ou animais que a criança goste, de acordo com a idade;
  • Sempre incentive os pequenos a cada escovação, ressaltando que aquele momento é muito bom para que os dentes deles fiquem saudáveis;
  • Torne o momento agradável, com brincadeiras. Associar a limpeza bucal com um momento de alegria irá ajudar a criar o hábito;
  • Presenteie as crianças com livros ou brinquedos que incentivem a escovação dos dentes;
  • Use e abuse de pastas com cores e sabores que chamem a atenção, sempre conferindo com o dentista antes;

 

Saúde bucal infantil e o exemplo

A formação das crianças é muito baseada em modelos adultos a serem seguidos. Ver os pais escovando os dentes e os convidando para fazerem também é essencial para que esse comportamento se fixe como a rotina do dia.

Além disso, é importante que os pais conversem sobre a necessidade de ir ao consultório de um dentista periodicamente. Isso é fundamental para que o tabu e o medo que muitas crianças têm sejam minimizados e elas não sofram a cada vez que tiverem uma consulta.

A melhor lição que os responsáveis podem passar para seus filhos é o exemplo. Os pais cuidando de sua própria saúde bucal e sendo modelos para que as crianças sigam. Uma família unida por bons hábitos de cuidado é muito mais feliz.

 

Cuidados ao escolher o especialista

Para cuidar bem da saúde bucal dos filhos, é preciso escolher dentistas que trabalhem de maneira competente, sempre buscando a odontologia preventiva e se adequando a necessidade de cada paciente.

Para uma saúde da boca exemplar, a família e o dentista precisam trabalhar juntos. Desta forma, o profissional deve analisar cada paciente e, assim, determinar o melhor programa de tratamento para o caso. Quanto mais personalizado, melhor.

Conheça nossos serviços acessando a “áreas de atuação” em nosso site. Para mais informações ou dúvidas, entrem em contato conosco por telefone: 62 3591-1618.

Comunicação Dr. Danillo Ferreira

Por Comunicação Dr. Danillo Ferreira


Voltar