Manutenção Preventiva e Profilaxia

Limpeza ou profilaxia bucal conduzida pelo dentista em consultório.

A saúde bucal é algo extremamente importante para evitar diversos problemas odontológicos. Dr Danillo Ferreira promove a limpeza ou profilaxia bucal como uma adequação ao meio, onde após observar as principais áreas de acúmulo de placa bacteriana e tártaro, instrui o paciente com técnicas eficazes para a higienização bucal incluindo tipo de escova, pasta, fio, bochecho e frequência da higienização etc.

O processo de limpeza ou profilaxia bucal

A limpeza procede a partir de instrumentação adequada capaz de remover por completo a placa bacteriana e o tártaro acumulado.

Executar uma limpeza profunda (profilaxia bucal) periódica em consultório odontológico através de instrumentação e método adequado, garante ao paciente a remoção total da placa bacteriana, do tártaro, além de deixar os dentes mais claros e saudáveis. O ideal é realizar o procedimento de acordo com a orientação do Dr Danillo Ferreira.

O bicarbonato de sódio utilizado é específico para uso odontológico, muito diferente do vendido em mercados populares e não causa desgastes de estruturas dentárias.

Benefícios da Manutenção Preventiva e Profilaxia

  • Limpeza;
  • Orienta no tratamento de doenças como Placa e Tártaro;
  • Instrui o paciente com técnicas de higiene;
  • Verifica a saúde bucal;
  • Diagnostica problemas estruturais da boca.
Foto do Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira é Cirurgião Dentista formado na Universidade Federal de Goiás, Especialista em Dentística, possui capacitação em Manutenção Preventiva e Profilaxia, membro do Grupo Qualidade em Saúde, participa efetivamente de cursos e congressos na área e possui diversos cursos voltados principalmente para estética.

Pré-agendar uma avaliação no consultório
+

Perguntas Frequentes

1) Por que é importante fazer a Limpeza com o Cirurgião Dentista?

A Limpeza dos dentes feita por um Cirurgião Dentista é sempre a mais completa, pois ele limpa dente por dente de forma individualizada. Ela é feita com produtos, aparelhos e instrumentos específicos, de manipulação e acesso apenas profissional. Além disso, ao mesmo tempo que o Dentista realiza a limpeza, também verifica e diagnostica – com documentação radiográfica auxiliar – problemas de excessos de restaurações, falhas, lesões de cáries, tecidos moles e todo o conjunto que compõe o sistema estomatognático.

2) Como a Limpeza é realizada?

A Limpeza é realizada geralmente em duas etapas: remoção de manchas, placas e tártaro com jatos de bicarbonato (para dentes naturais) ou glicerina (para dentes com porcelana), seguidos por uso de ultrassom e/ou instrumentos manuais de raspagem. Polimento da estrutura dental com pasta e outros instrumentos específicos.

3) O procedimento é dolorido?

Não é dolorido, embora possa haver uma sensibilidade temporária. O Cirurgião Dentista vai estar atento a isso, tomando os cuidados preventivos que diminuam o grau de sensibilidade temporária.

4) Com que frequência a Profilaxia dentária em consultório odontológico deve ser realizada?

O mais aconselhável é que seja realizada de seis em seis meses, como tempo médio. Essa periodicidade, entretanto, varia de caso para caso e é definida pelo Dentista. Pode ocorrer até mesmo mensalmente, dependendo da propensão em acumular menos ou mais placa bacteriana e tártaro. Há casos também em que a profilaxia poderá ser feita trimestralmente, enquanto em outros casos uma vez por ano é o suficiente. Quanto ao tempo de consulta, em geral a Profilaxia tem duração mínima de uma hora.

5) É possível se alimentar logo após a limpeza?

Recomenda-se não alimentar logo imediatamente apos a limpeza para melhor incorporação do flúor.

6) Que cuidados deve-se ter para manter a limpeza por mais tempo?

A escovação dental após cada refeição, o uso do fio dental e de enxaguatórios bucais diariamente são imprescindíveis para a prevenção de inflamações de gengiva, doenças periodontais e cáries, além de serem fundamentais para a manutenção da sua saúde bucal.

7) Qual o efeito da falta de Limpeza?

Além de gengivite, tártaro e perda óssea, a má higiene bucal pode causar cáries, mau hálito e perda de dentes, entre outros problemas.

+

Agende uma Avaliação

+