Plástica de Gengiva

A Plástica Gengival é o procedimento que permite modificar o contorno da gengiva ao redor dos dentes possibilitando alterar o desenho de sua arquitetura com o objetivo de corrigir imperfeições estéticas ou funcionais melhorando o aspecto do sorriso no paciente.

Sua aplicação estética é indicada para pessoas que ao sorrir expõem demasiadamente a gengiva.

Na parte funcional, a Cirurgia Gengival é indicada para pessoas que possuem cáries sub gengivais, fraturas coronárias, reabsorção, perfurações de núcleos ou pouca retenção de coroas devido à altura reduzida aparente do dente.

Benefícios da Plástica de Gengiva

  • Modifica o contorno da gengiva;
  • Altera o desenho da boca;
  • Corrige imperfeições estéticas e funcionais;
  • Controla a exposição gengival;
  • Devolve conforto ao sorrir, falar e comer.

Através da Plástica Gengival é possível alterar o contorno da gengiva diminuindo consideravelmente a exposição da gengiva ao sorrir. Este procedimento é altamente indicado para pessoas que ao sorrir expõem demasiadamente a gengiva. 

Como é realizada a Plástica de Gengiva

Inicialmente o Dr Danillo Ferreira analisa o paciente avaliando aspectos relacionados a tamanho do rosto do paciente e forma dos dentes para entender melhor se a Plástica Gengival é realmente o procedimento ideal a se adotar. Caso contrário poderá sugerir uma outra técnica para corrigir o problema existente.

O procedimento é realizado no próprio consultório através do uso de instrumentos que permitem remover e / ou melhorar a arquitetura da gengiva. Em alguns casos também poderá ser necessário proceder com uma pequena remodelação do Osso Alveolar ao redor do dente visando um novo posicionamento da gengiva.

Através da Plástica Gengival é possível alterar o contorno da gengiva diminuindo consideravelmente sua exposição e melhorando o aspecto geral do sorriso no paciente.

Pós-Operatório - Plástica de Gengiva

Considerado um procedimento simples, a Plástica Gengival possui um pós operatório tranquilo onde, em casos que realmente houve a necessidade de pontos, o paciente retornará ao consultório em até sete dias para remoção.

Principais Indicações para a Cirurgia Plástica de Gengiva

A Plástica Gengival é recomendada para pessoas que ao sorrir expõem demasiadamente a gengiva ou sorriso gengival.

Pôde-se realizar a Cirurgia Gengival  para pacientes que possuem cáries subgengivais, fraturas coronárias, reabsorção, perfurações de núcleos ou pouca retenção de coroas devido a altura reduzida aparente do dente. Nesse caso chama-se aumento de coroa clinica por invasão de espaço biológico.

Foto do Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira

Dr. Danillo Ferreira é Cirurgião Dentista formado na Universidade Federal de Goiás, Especialista em Dentística, possui capacitação em Plástica de Gengiva, membro do Grupo Qualidade em Saúde, participa efetivamente de cursos e congressos na área e possui diversos cursos voltados principalmente para estética.

Pré-agendar uma avaliação no consultório
+

Perguntas Frequentes

1) O que é o aumento da coroa clínica?

Aumento da coroa clínica tem por finalidade aumentar a área visível do dente, acima da gengiva. É um procedimento simples feito em consultório odontológico, por um especialista em periodontia. Geralmente, quando não há espaço gengival para colocação de coroas protéticas é adotado este procedimento.

2) Como é feita a cirurgia?

É realizada uma avaliação clínica-radiográfica do dente envolvido e também análise fotográfica. Assim defini-se a necessidade de intervenção na gengiva ou gengiva/osso, com objetivo de manter sempre a distância biológica para restabelecer a saúde gengival. Nos casos de Plástica Gengival é realizado um planejamento digital para melhor definir o contorno e arquitetura do tecido periodontal.

3) Como é o Pós-Operatório?

Paciente é instruído a tomar medicações para evitar qualquer tipo de desconforto que possa sentir. Em casos que são necessário suturas, após 7 dias os mesmos são removidos.

4) Para quem é indicado?

Pessoas que ao sorrir expõem demasiadamente a gengiva. As causas do sorriso gengival são : erupção passiva alterada, crescimento vertical da maxila e lábio curto e / ou hiperativo.

+

Agende uma Avaliação

+