Blog

Dez coisas que você precisa saber sobre clareamento

Topo

Dentes brancos deixam o sorriso mais bonito e alegram a fisionomia. A Odontologia tem opções em clareamento acessíveis para diferentes públicos, mas antes de escolher quais procedimentos são os mais adequados é importante consultar um profissional.

O odontólogo Danillo Ferreira, especialista em Estética e Dentística Restauradora, explica a importância da supervisão profissional nos clareamentos dentais. Pacientes que usam substâncias clareadoras por conta própria correm o risco de sofrerem queimaduras, excesso de sensibilidade, desgaste excessivo dos dentes ou adquirir um aspecto muito artificial da cor.

“O nosso dente tem um cor natural que determina a quantidade de pigmentação”, destaca.

Danillo Ferreira comenta sobre algumas curiosidades relacionadas ao procedimento, importantes para quem deseja fazer um clareamento. Confira:

1)    Cada dente reage de um jeito ao clareador, portanto não se deve criar expectativas exageradas com o procedimento.

2)    Clareamentos só podem ser feitos depois que a dentição está completa, ou seja, por volta dos 16 anos.

3)    Gestantes ou mulheres que estejam amamentando não podem fazer o clareamento.

4)    Alimentos como a maçã ajudam a manter os dentes claros, enquanto outros aceleram o escurecimento, entre eles o café, chocolate, beterraba, cenoura, vinho tinto, chás escuros, refrigerantes a base de cola e, claro, a nicotina.

5)    Próteses, restaurações e implantes não sofrem ação do clareamento.

6)    Facetas e lentes de contato são soluções modernas para quem deseja resultados mais duradouros.

7)    A diferença entre o clareamento caseiro e o clareamento com laser é somente o aceleramento do processo que o equipamento faz.

8)    Em algumas pessoas, a sensibilidade dos dentes pode aumentar, mas ela deve ocorrer apenas durante o procedimento.

9)    A durabilidade de um clareamento varia de um a quinze anos, dependendo do procedimento realizado.

10) Higiene diária é fundamental tanto quanto a supervisão de um profissional.

Curriculo Danillo Sobre Danillo Ferreira

Além de graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) é especializado em Dentística, com ênfase em aumento de Coroa Clínica. Outras áreas de atuação e certificação são Estética, Periodontia, Prótese e Fotografia Odontológica. É membro da Associação Brasileira de Odontologia e da Academia Brasileira de Odontologia Estética.

VOLTAR
+

Perguntas Frequentes

1) O tratamento ortodôntico é dolorido?

No início, principalmente na colocação do aparelho, causa sensibilidade. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente, cerca de 24 a 48 horas após as ativações praticadas pelo ortodontista.

2) Por que os dentes escurecem?

Os dentes escurecem devido a vários fatores, podendo ser por necrose (morte) da polpa, ação de produtos utilizados no tratamento de canal ou também pela pigmentação de alimentos ingeridos (café, refrigerante, chá e vinho).

3) O que são Implantes dentais?

São componentes feitos de titânio, semelhantes a parafusos, que são fixados no osso para repor um ou mais dentes. O implante repõe a raiz do dente perdido, e sobre o implante é instalada a prótese, que repõe a coroa do dente.

4) Por que é importante usar o fio dental?

O fio dental é capaz de remover resíduos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem alcançar e eliminar.

5) É normal que as gengivas sangrem?

Não. O sangramento durante o uso do fio dental pode acontecer porque a gengiva está inflamada. Neste caso, o uso do fio dental não deve ser interrompido, pelo contrário, a utilização diária melhorará a inflamação. Outro fato que pode estar ocorrendo é a utilização incorreta do fio dental ou da escova, que pode estar machucando a gengiva.

6) Como é feito o Clareamento dos dentes?

O clareamento é feito por substâncias que liberam radicais livres (géis e/ou pastas oxidantes) e que, através de reações químicas, promovem ação clareadora. Essas substâncias podem ser de uso profissional (aplicadas no consultório), caseiro (realizado pelo paciente em casa) ou pode ainda ser usada uma associação entre essas 02 técnicas.

7) O que são Facetas / Lentes de Contato em porcelana?

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma "peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural". Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

+

Agende uma Avaliação

+