Blog

Odontologia Estética: mais qualidade para a saúde do cidadão

Atuação e especialidades que contribuem com a qualidade da saúde bucal – Odontologia Estética e a saúde bucal andam juntas. A Odontologia visa sempre à saúde do cidadão, como um todo – este é o seu principal objetivo.

Odontologia visa sempre à saúde do cidadão, como um todo – este é o seu principal objetivo. Para isso, existem várias áreas de atuação e especialidades que contribuem com a qualidade da saúde bucal da pessoa. A Odontologia avança, cada vez mais, em estudos científicos e descobertas na busca da qualidade no profissionalismo, no tratamento e no atendimento. Todos os dias novas tecnologias se associam à área.

Segundo o cirurgião-dentista, Sérgio Vieira, prof. Titular da Disciplina de Dentística do Curso de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Odontologia Estética vem sendo praticada desde os primórdios do tratamento dentário, mas com os materiais disponíveis, com os níveis de exigência e padrões culturais da época.

As pessoas estão associando a Odontologia Estética a um “sorriso bonito”. De acordo, com o professor Vieira, a Odontologia Estética está presente em todas as especialidades, desde a saúde coletiva, buscando a preservação do natural até procedimentos mais invasivos como implantes e próteses totais.  “Por que um sorriso bonito envolve mais do que dentes brancos, como, por exemplo, saúde psicológica, composição da face, lábios e uma série de detalhes que precisam ser discutidos caso a caso” afirmou o especialista.

Dr. Sérgio ainda afirmou que a Odontologia Estética e a saúde bucal andam juntas. Deve-se devolver saúde e função, concomitantemente com a estética. “Caso contrário, não teremos resultados duradouros”, disse. Alguns exemplos merecem um comentário, como nos casos de crianças submetidas ao clareamento dental. Os dentes de pacientes muito jovens tem a polpa muito volumosa, pois estão em desenvolvimento e o clareamento pode causar danos irreversíveis ao paciente. Ou com o assunto da moda, lentes de contato, que tem uma série de limitações e estão sendo usadas indiscriminadamente. A Odontologia Estética sabe que dentes mais brancos e maiores devem ser acompanhados de saúde e função.

Em relação aos cuidados que a pessoa precisa ter para realizar esses tratamentos estéticos, o cirurgião-dentista alerta que o melhor cuidado é procurar profissionais capacitados nas áreas de escolha. E como fazer isto?  Por exemplo: Solicitar os diplomas ou checar nos Conselhos de Odontologia se o profissional é registrado.

Quanto à preocupação das pessoas apenas com a “beleza” dos dentes e que fazem qualquer coisa para aderir ao “modismo”, Dr. Sérgio alerta que existe muito “modismo” divulgado pela mídia e lembra que antes de qualquer decisão o melhor é conversar com um bom profissional. “Ele pode explicar as indicações, contraindicações e limitações de cada caso. Em biologia 2+2 podem não ser 4, cada indivíduo é único e muitas vezes o que está na moda pode não ser a melhor opção para aquela pessoa”, afirma o CD que é Mestre e Doutor em Dentística e Especialista em Dentística e Radiologia.

VOLTAR
+

Perguntas Frequentes

1) O tratamento ortodôntico é dolorido?

No início, principalmente na colocação do aparelho, causa sensibilidade. Após essa fase, existirá algum desconforto para o paciente, cerca de 24 a 48 horas após as ativações praticadas pelo ortodontista.

2) Por que os dentes escurecem?

Os dentes escurecem devido a vários fatores, podendo ser por necrose (morte) da polpa, ação de produtos utilizados no tratamento de canal ou também pela pigmentação de alimentos ingeridos (café, refrigerante, chá e vinho).

3) O que são Implantes dentais?

São componentes feitos de titânio, semelhantes a parafusos, que são fixados no osso para repor um ou mais dentes. O implante repõe a raiz do dente perdido, e sobre o implante é instalada a prótese, que repõe a coroa do dente.

4) Por que é importante usar o fio dental?

O fio dental é capaz de remover resíduos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem alcançar e eliminar.

5) É normal que as gengivas sangrem?

Não. O sangramento durante o uso do fio dental pode acontecer porque a gengiva está inflamada. Neste caso, o uso do fio dental não deve ser interrompido, pelo contrário, a utilização diária melhorará a inflamação. Outro fato que pode estar ocorrendo é a utilização incorreta do fio dental ou da escova, que pode estar machucando a gengiva.

6) Como é feito o Clareamento dos dentes?

O clareamento é feito por substâncias que liberam radicais livres (géis e/ou pastas oxidantes) e que, através de reações químicas, promovem ação clareadora. Essas substâncias podem ser de uso profissional (aplicadas no consultório), caseiro (realizado pelo paciente em casa) ou pode ainda ser usada uma associação entre essas 02 técnicas.

7) O que são Facetas / Lentes de Contato em porcelana?

De acordo com a Academia Americana da Odontologia Cosmética (AACD), uma faceta é uma "peça fina de porcelana usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo em que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte do dente natural". Elas são moldadas para acompanhar o contorno dos dentes e coladas ao esmalte natural durante vários procedimentos de consultório.

+

Agende uma Avaliação

+