Problemas que fatalmente lhe ocorrerão se você possui dentes desalinhados.

Problemas que fatalmente lhe ocorrerão se você possui dentes desalinhados.

Quem pensa que ter dentes desalinhados é uma imperfeição apenas estética está muito enganado. A condição pode levar ao surgimento de diversos outros problemas, bucais ou não, e comprometer bastante a qualidade de vida do paciente. Vamos conhecer os principais?

Problemas bucais

• Gengivite e Periodontite

Como o desalinhamento dental dificulta uma higienização bucal adequada, favorece o surgimento dessas condições. A gengivite é uma inflamação da gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma periodontite, também chamada de piorreia, forma mais grave da doença.

A periodontite é um processo infeccioso que atinge não só a gengiva, mas também tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal. Com o tempo, pode ocorrer a retração da gengiva e, consequentemente, mobilidade e perda dos dentes.

• Cáries

Também causadas pela má higienização bucal, as cáries provocam a deterioração dos dentes afetados. Muitas vezes, passam despercebidas mesmo em consultas odontológicas, já que podem estar localizadas em locais de difícil visualização devido ao mal posicionamento dentário.

Dessa forma, muitas vezes são percebidas pelo paciente apenas quando atingem a polpa dentária, o que pode trazer dor intensa ao paciente. Outras consequências comuns das cáries, quando não tratadas, são lesões no osso e a formação de abscessos. Muitas vezes, a única solução é a extração do(s) dente(s) infectado(s).

• Mau hálito

Quem tem dentes desalinhados, geralmente acumula mais resíduos alimentares entre os dentes, que não são removidos corretamente na escovação. O resultado é uma maior proliferação de bactérias no interior da boca do paciente. Como o processo libera naturalmente um odor, quanto mais intenso, mais odor é liberado, provocando o mau hálito.

Além disso, muitas vezes o desalinhamento dental faz com que o paciente tenha dificuldades de respiração, preferindo respirar através da boca. A consequência é a entrada de um número ainda maior de bactérias, produzindo ainda mais odores desagradáveis.

Problemas não-bucais

• Dores de cabeça

Dentes desalinhados podem provocar, com o tempo, o surgimento de uma disfunção na articulação temporomadibular, mais conhecida como ATM. Como a articulação conecta o maxilar ao osso temporal do crânio, um dos principais sintomas da condição é a dor de cabeça.

Também é comum a ocorrência de enxaquecas, sensação de cansaço no rosto, zumbidos constantes, dores de ouvidos, entre outros problemas.

• Doenças respiratórias

A má posição dos dentes favorece bastante a respiração bucal, que é extremamente prejudicial. Além de causar mau hálito, esse tipo de respiração traz diversos outros problemas de saúde. Entre os principais, estão um maior risco de surgimento de cáries, irritações gengivais, deglutição atípica, problemas digestivos, entre outros.

• Baixa autoestima

Conforme já mencionado, dentes desalinhados podem provocar problemas na fala, deformações faciais, mau hálito, entre outras condições. No entanto, não é preciso ir tão longe - o próprio desalinhamento pode causar insegurança nos pacientes.

A autoestima pode parecer algo superficial, mas vai muito além do que a simples preocupação com a estética. Pessoas inseguras com suas aparências têm mais dificuldades de interagirem socialmente, sentem-se menos confiantes em entrevistas de emprego, não se sentem à vontade na vida amorosa etc.

Ou seja, mesmo a baixa autoestima pode prejudicar sensivelmente a qualidade de vida do paciente com dentes desalinhados.

Deu para perceber que ter dentes desalinhados pode ser muito mais grave do que parece, não é mesmo? Por isso, é importante visitar o dentista periodicamente e contar com um profissional de confiança! Visite as “áreas de atuações” em nosso site e, se tiver dúvidas, entre em contato conosco!