Logo Dr. Danillo Ferreira Estetica Dental Logo Dr. Danillo Ferreira Estetica Dental Logo Dr. Danillo Ferreira Estetica Dental

Pré-agendamento
Revista Ludovica

Por Revista Ludovica


Saúde Bucal na Gravidez

Cuidados começam antes da gestação e seguem durante os nove meses.


Saúde Bucal na Gravidez

Durante a gestação, uma revisão na saúde bucal é fundamental. A cárie nada mais é do que uma doença infecciosa e que pode evoluir para um canal. Por isso, é tão importante que a mulher faça um check-up antes de engravidar. Caso a revisão não seja feita, a recomendação é evitar tratamentos odontológicos no primeiro e terceiro trimestre.

De acordo com o dentista Danillo Ferreira, durante a gravidez há uma série de alterações hormonais que deixam o organismo suscetível a inflamação. "A alteração hormonal faz com que o fluxo sanguíneo aumente em todo o corpo, inclusive na gengiva." Por isso, algumas mulheres relatam sangramento gengival. A situação se agrava na falta de uma higienização adequada.

O dentista alerta que é imprescindível que a mulher avise ao dentista que está grávida, porque "alguns tipos de anestesia podem causar contrações de parto". O profissional afirma que não há notícia de que o clareamento dental possa fazer mal a gestante ou ao bebê, "mas como não há evidencias, é melhor esperar". Outra forte característica no período gestacional são as náuseas que chegam acompanhadas de vômitos. O ácido do estômago, se deixado na boca, pode desmineralizar os dentes. A boca seca na gravidez também contribui para cáries e infecções.

Segundo Danillo, uma dúvida frequente das grávidas é se elas podem ou não fazer exames em aparelhos de raio-x. A resposta é não, por causa da radioatividade do aparelho que pode gerar problemas na formação do feto. De modo geral, é importante que a mulher tenha hábitos saudáveis de higiene bucal e uma boa alimentação, uma vez que a saúde da mãe tem relação com a do filho. "O açúcar adicional deve ser evitado, dando preferência ao doce natural dos alimentos."

Fonte: Revista Ludovica, Goiânia, Edição n° 28, página 86, Julho, 2017.

Revista Ludovica

Por Revista Ludovica


Voltar